Você conhece a história das Havaianas?
Há um tempo atrás, meu professor de empreendedorismo passou para a turma um trabalho sobre frânquias. Pesquisar à história de uma frânquia de sucesso e apresentá-la.
Fiquei várias horas pensando em alguma frânquia de sucesso que teria uma história bacana e que os meus colegas não tivessem escolhido. Depois de muito tempo pensando olhei para os meus pés e pensei: "Vou fazer sobre a Havaianas". Pesquisei a história e achei tão interessante que resolvi compartilhá-la com você que está lendo isso.
Antes de começar a falar sobre a história, queria mostrar um fato interessante que descobri nas minhas pesquisas. Descobri que a Havaianas não é uma empresa (talvez você até saiba disso, pra mim foi algo totalmente novo) e sim uma marca que pertence a empresa Alpargatas S.A, que é do ramo de calçados que também é dona de várias outras marcas conhecidas (ou não) como: Topper, Mizuno, Rainha e outas. Agora sim posso contar como surgiu as Havaianas.
História:
Em 1962, surgiram as primeiras havaianas, que foram inspiradas numa típica sandália japonesa chamada Zori. Essa sandália era feita com tiras de pano e solado de palha de arroz. Por essa razão a textura da palmilha das havaianas tem a forma de grãos de arroz (Aposto que assim como eu você também não sabia que aquela textura era de grãos de arroz), um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.
Elas nasceram com aquele modelo clássico: branco e azul, mas em 1966, um erro de maquinário produziu sandálias verdes ao invés de azuis, e acabaram indo para o mercado para não ficarem no prejuízo. Acontece que os clientes adoraram a mudança, e aproveitando esse gancho, a Alpargatas aproveitou para fazer também de outras cores.
Em 1980, as "havaianas" foram consideradas como um dos itens essenciais para a vida do brasileirinho, tanto, que o governo passou a tabelar o preço, igual fez com itens da sexta básica, como arroz e feijão.
As sandálias não posssuíam um bom atrativo visual, mas devido ao baixo preço, o público durante trinta anos foi uma classe financeiramente desfavorecida, que comprava em mercados de bairro. Assim, as "havaianas" ficaram conhecidas como "chinelo de pobre". Para contornar a situação, na década de 90, a marca promoveu um esforço de marketing para se reinventar, e deu a volta por cima colocando as suas sandálias de borracha nos pés de celebridades e conquistando o mndo com modelos coloridos e sofisticados.
Em 2008, a Alpargatas, dono da marca Havaianas, decidiu entrar no mercado de franquias, com lojas que oferecem uma ampla variedade de modelos, além de itens exclusivos que não são encontrados no varejo tradicional.
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